Na década de 90, Gennaro Lo Schiavo, fundador da CAFFÉ. CO, começou a estudar, pesquisar e visitar fazendas produtoras de café na Serra da Mantiqueira Paulista, uma das mais notórias regiões de lavoura cafeeira graças ás condições climáticas e solo.

Telefone: (11) 2615-1351 Celular: (11) 92615-1351

Blog

Caffeco / Blog  / Você conhece o efeito Blooming?

Você conhece o efeito Blooming?

Você conhece bem aquele aroma maravilhoso de café pronto, correto?

Este efeito é chamado de “blooming”, onde o gás carbônico é liberado do café em contato com a água, no momento da torra e dentro da embalagem.

Mas como criar este efeito?

Para que ocorra o efeito blooming é fundamental que sejam utilizados cafés com torra clara e moídos na hora. Sim, se o café não for fresco os gases se perdem dentro da embalagem, ou até mesmo fora dela, devido ao armazenamento inadequado.

O efeito blooming é o instante exato em que a água entra em contato com o café, gerando a sua pré infusão; este efeito faz você sentir aquele aroma sensacional de um café de qualidade recém passado e fresquinho.

Para gerar este efeito, você pode utilizar filtro de papel ou metálico, assim você consegue visualizar o efeito de perto. O encontro da água com o café recém moído gera bolhas de ar no centro do bolo que se forma. Quanto mais o café subir, mais fresco é o cafezinho que você vai tomar.