Blog

Caffeco / Blog  / Você sabe o que é um café especial? 

Você sabe o que é um café especial? 

Muitas marcas estão utilizando essa terminologia para propagar seus produtos com a simples finalidade de “vender”… Por isso, tenha muito cuidado! Um café especial passa por inúmeros e rigorosos processos que inclui características físicas, origens, cor e tamanho do grão, ausência de defeitos, preocupações de ordem ambiental, dentre outros aspectos.

Em resumo, para definir um café especial, os grãos necessitam ser de origem arábica, que são isentos de defeitos como grãos verdes, pretos ou mesmo ardidos. Além disso, sua nota mínima deve bater os 80 pontos dentro dos 100 pontos possíveis quando avaliados por um especialista!

Vale uma dica pra finalizar com o tema de hoje: Não se prenda a rótulos ou se deixe enganar por selos. O nosso paladar é único e o importante é você encontrar o café que mais lhe agrade.

 

Assim como nos vinhos, é impossível determinar a qualidade apenas analisando um fator. Determinados cafés (ou uvas se continuarmos a comparação com os vinhos) se beneficiam e tem sabores totalmente diferentes dependendo do cultivo, clima, altitude e método de produção, e tudo isso influenciará no sabor da bebida final.

 

Sendo assim, a melhor maneira de encontrar o seu café ideal é provando. Experimente o maior número de variedades, cultivos, métodos de produção e blends possível. Anote em um caderninho, dê notas e procure conhecer mais sobre a bebida que está tomando.

Quando os grãos de café – sejam de origem única ou blends – são bem cultivados e bem processados, armazenados com cuidado e torrados de forma que favoreçam seus sabores intrínsecos, o resultado é uma combinação perfeita das nuances que um café pode oferecer.